31 de outubro: Feriado do ‘Dia do Evangélico’ deixa centro de Barra de São Francisco deserto

Por Tiago Martins / SiteBarra
dia-do-evangélicoO feriado do dia 31 de outubro deixou a cidade deserta em plena quarta-feira.

Dia do Evangélico Francisquense foi criado no final de 2013, mas ainda gera muitas dúvidas na população.

Veja aqui mais sobre o Dia do Evangélico

O Projeto

No final do ano de 2013, foi aprovada na Câmara Municipal de Barra de São Francisco, a LEI N° 0508/2013, que estipulou o dia 31 de outubro como feriado municipal do Dia do Evangélico Francisquense.

Segundo a justificativa da lei, o objetivo  é reconhecer a importância deste segmento na sociedade francisquense e as suas ações em prol da população, que ultrapassam os limites da evangelização.

Projeto anterior

Dia do Evangélico é um Projeto Lei de autoria do ex-vereador Paulo Edson e a data era o dia 15 de novembro.

Em 2013, o então vereador Jessui da Cesan apresentou um Projeto Lei mudando a data para o dia 31 de outubro. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Av. Jones dos Santos Neves, centro de Barra de São Francisco, 31 de outubro de 2018 – Dia do Evangélico. Foto: Gabriel Lucas / SiteBarra

Comércio

Em seu primeiro ano de comemoração, em 2014,  surgiram várias críticas de alguns comerciantes, justificando que o mesmo poderia acarretar em prejuízos financeiros.

Na ocasião, surgiu também um boato de que o dia 31  na verdade seria ponto facultativo e não um feriado propriamente dito. Quando a data foi se aproximando, a CDL e a prefeitura esclareceram as dúvidas sobre o feriado. Todo o comércio obedeceu a lei, e não abriram as portas.

Lembrando que o comércio que desobedecer a lei está sujeito a multa, aplicada por fiscais do Sindicato.

Av. Jones dos Santos Neves, centro de Barra de São Francisco, 31 de outubro de 2018 – Dia do Evangélico. Foto: Gabriel Lucas / SiteBarra

Ponto Facultativo

A Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco, por meio do Decreto de nº 359, de 26 de Outubro/2018, decretou ponto facultativo para esta quinta-feira, 01 de novembro de 2018, no serviço público, mantendo apenas os serviços essenciais.

Cidades vizinhas

No dia 31 de outubro também é comemorado o Dia do Evangélico em cidades vizinhas, como Nova Venécia, Ecoporanga e São Gabriel da Palha.

Dia Nacional

A data do Dia Nacional do Evangélico é 30 de novembro e algumas cidades pelo Brasil adotam este dia como feriado.

Programação

Em 2016, houve um grande Culto em Ações de Graças a Deus pelo dia do Evangélico Francisquense no centro da cidade.

A programação foi  realizada pela AME – Associação de Ministros Evangélicos de Barra de São Francisco.

Houve orações, louvor, adoração e pregação da Palavra de Deus.

Dia de Finados

Na sexta-feira, 2 de novembro, é feriado nacional do Dia de Finados. O comércio e bancos funcionam normalmente nesta quinta-feira, dia 1º e fecham novamente na sexta.

Com isso, Barra de São Francisco teve a semana com dois feriados.