Alencar Marim esquece independência política e assume influência de Enivaldo dos Anjos em seu mandato

Desde que assumiu a prefeitura de Barra de São Francisco, em janeiro de 2017, o prefeito Alencar Marim (PT) vinha evitando falar em público que tinha um relacionamento político direto com o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD).

Desde sua campanha, Alencar pregou independência e até convenceu algumas lideranças políticas, que apostaram que ele caminharia sozinho e que seria a “terceira força política” que surgiria em Barra de São Francisco. Até comícios foram cancelados para que os dois não fossem vistos juntos.

Mas a brincadeira de esconde-esconde demorou apenas um ano.  Talvez pelo ano eleitoral, talvez pela situação que o prefeito vive com os vereadores, mas a história de mudança caiu por terra. Essa “sinuca de bico” já era esperada, como publicado aqui em novembro de 2017.

O tempo passa e a história continua. O deputado Enivaldo dos Anjos continua com grande influência sobre o prefeito da cidade, assim como teve em anos anteriores, com exceção, apenas, de quando o prefeito era do grupo adversário, os Pereiras. Na indicação do secretariado, a mão de Enivaldo já estava lá.

Quem está sofrendo nesse momento são os correligionários de Alencar, que além de acreditar, ajudaram a difundir a ideia de que o prefeito não se submeteria aos caprichos do “coronel”.

Quem também não está se aguentando é o ex-prefeito Luciano Pereira (DEM), pois, para que Alencar assumisse em público a influência de Enivaldo em seu mandato, o deputado está traçando uma união com o governador Paulo Hartung. Com dor de cotovelo, Luciano tratou de correr atrás do ex-governador Renato Casagrande, veja aqui.

O deputado estadual Padre Honório (PT) é outro que está se contorcendo com a nova aproximação de Alencar e Enivaldo. O apoio do prefeito Alencar, que até então era tido como certo, agora já está é uma incógnita.

Nesta terça-feira (9), na visita do governador Paulo Hartung a Barra de São Francisco,  quem esperava ver um Alencar com discurso de independência saiu do encontro frustrado. Alencar assumiu, pela primeira vez, publicamente, que Enivaldo foi peça fundamental para sua vitória nas urnas.

Os dois agora são sempre vistos juntos, seja em Barra de São Francisco ou em Vitória. Não será novidade se, nos próximos meses ocorrer, por exemplo, pequenas mudanças no secretariado municipal.

Outro movimento que pode acontecer em breve é o fim do grupão de vereadores que faz oposição ao prefeito Alencar Marim, veja aqui.

Também é possível que o vereador Juvenal Calixto Filho assuma a direção do Hospital Dr. Alceu Melgaço. Veja aqui

Leia também:

Chumbo trocado não dói: Enivaldo abraça o Paulo e Luciano corre para os braços de Casagrande