Espírito Santo tem campanha de ‘Mega Vacinação’ com aplicação de 2ª dose e reforço contra Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES) vai intensificar, neste sábado (20), a vacinação contra Covid-19 em todas as cidades do estado.

Durante a “Mega Vacinação”, campanha nacional do Ministério da Saúde, serão disponibilizados os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac para aplicação de 2ª dose e Pfizer para as doses de reforço.

A Sesa informou que a Janssen não será ofertada neste sábado, porque ainda aguarda o envio de doses pelo Ministério da Saúde ao estado.

No Espírito Santo, segundo dados da Plataforma Vacina e Confia, quase 400 mil pessoas estão com esquema vacinal em atraso, ou seja, ainda não voltaram para receber a segunda dose dos imunizantes contra o coronavírus.

Em relação às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos, além de idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos, 158.246 mil pessoas estão aptas para receber o imunizante no mês de novembro.

Anunciada na última terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 tem novas definições quanto às doses de reforço, com a ampliação para a população de 18 a 59 anos.

Estarão aptos à dose de reforço os adultos que completaram o esquema vacinal primário, ou seja, vacinados com a segunda dose, há cinco meses.

No Espírito Santo, esse intervalo é diferenciado para idosos acima dos 60 anos. A Sesa definiu o intervalo de 90 dias (3 meses) para aplicação da dose de reforço neste público. Além de cinco meses para população de trabalhadores da saúde. Já para imunossuprimidos, a vacinação com a dose adicional acontece após 28 dias da segunda dose.

Confira o intervalo para dose de reforço no Espírito Santo:

  • 18 a 59 anos – após 5 meses da D2
  • 60 anos ou mais – após 3 meses da D2
  • Trabalhadores da Saúde – após 5 meses da D2
  • Imunossuprimidos – após 28 dias da D2