Grávidas e puérperas voltam a ser vacinadas contra Covid-19 no Espírito Santo

 

Cidades capixabas deram início à imunização de grávidas e puérperas contra a Covid-19 com doses da vacina da Pfizer.

O estado suspendeu a vacinação às gestantes e puérperas com doses da AstraZeneca na última semana por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação conta com apoio logístico e operacional das equipes de imunização das superintendências estaduais Norte, Sul, Central e Metropolitana de Saúde devido às especificidades do imunizante.

Na Grande Vitória, a vacinação teve início nesta terça-feira (18). Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari e Viana definiram pontos estratégicos no território para atender o público prioritário.

As cidades de Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Aracruz iniciam na quarta (19). Em Venda Nova do Imigrante serão atendidas também as gestantes e puérperas de Marechal Floriano, Domingos Martins, Afonso Claudio, Brejetuba, Conceição do Castelo e Ibatiba. Já o município de Aracruz, receberá o público de Fundão, Ibiraçu, João Neiva.

Os municípios de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e Laranja da Terra definirão a agenda na próxima semana.

No Sul do estado, a imunização teve início nesta segunda (17) em Guaçuí, com ponto de vacinação regional na Unidade da Rede Cuidar.

Os municípios de Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Alegre, Iúna, Irupi, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Guaçuí, Dores do Rio Preto, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá ficarão responsáveis pelo transporte de suas gestantes para serem atendidas na Rede Cuidar de Guaçuí.

Na sede da Superintendência de Saúde da Região Sul, em Cachoeiro de Itapemirim, serão atendidas as moradoras de Vargem Alta, Mimoso do Sul, Muqui, Atílio Vivácqua, Presidente Kennedy, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Alfredo Chaves e Castelo.

Além disso, foi pactuado entre os municípios da região, que aqueles que tivessem mais de 90 doses para serem aplicadas, poderiam ter a opção de fazer a retirada para serem administradas no próprio território ou deslocar a gestante para uma das microrregiões de referência. As prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Iúna, Marataízes e Piúma definiram fazer a retirada da vacina.

Na região Central , a imunização também teve início nesta segunda, onde foram definidas três cidades-polo: Colatina, Linhares e São Gabriel da Palha.

O município de Colatina contemplará as gestantes e puérperas de Governador Lindenberg, Marilândia e São Roque do Canaã. Linhares abrangerá também Rio Bananal. E em São Gabriel da Palha irá contemplar as cidades de Vila Valério, São Domingos do Norte e Águia Branca.

Além disso, equipes da regional juntamente com equipes dos municípios farão um trabalho de vacinação volante em Baixo Guandu, Sooretama e Pancas a partir desta terça. Em Pancas, também serão vacinadas gestantes e puérperas de Alto Rio Novo e Mantenópolis.

Para a região Norte, a vacinação teve início nesta terça em São Mateus. A partir de quarta, equipes da regional juntamente com equipes dos municípios farão um trabalho de vacinação volante nos demais municípios da região devido às peculiaridades de armazenamento e manipulação da vacina da Pfizer.

 

Comentários

Comentários