“Pra ajudar Barra de São Francisco se for preciso fico 5 meses sem receber. Desafio prefeito e secretários fazer o mesmo”, diz vereador

Em uma reunião com alguns vereadores e mais algumas pessoas, o prefeito disse que o principal objetivo das mudanças será para tentar equilibrar a folha de pagamento, que já está em 64%. O limite permitido é de 54%.

Completando 7 meses de mandato, o prefeito de Barra de São Francisco Alencar Marim (PT), anunciou nesta sexta-feira, 28 de julho de 2017, que fará mudanças na sua administração.

Entre as mudanças, está a demissão de 140 servidores da prefeitura.

O vereador Admilson Brum sugeriu ao prefeito “cortar na própria carne”, baixando pelo menos 10% do próprio salário, baixar salário dos secretários, subsecretários, cargos de confianças e comissionados. O prefeito respondeu que não é o suficiente.

“Seria legal o executivo começar dando o exemplo para depois começar a demitir pessoal e tomar atitudes que venha de desencontro com a Lei, cortando benefícios adquiridos pelos servidores”, disse o vereador.

Uma das preocupações é que, com as atitudes a serem tomadas, vários processos poderão ser abertos na justiça, pois o servidor não quer de forma nenhum ser prejudicado por algo que ele não teve culpa.

“Corta o salário de quem ganha três, quatro e até cinco mil. Se for preciso trabalho cinco meses sem receber, mas por favor, não mande essas 140 pessoas embora”, disse o vereador.

As medidas poderão ser executadas o mais rápido possível, devido a responsabilidade fiscal. O prefeito disse ainda que não tem outra saída a não ser tomas as medidas anunciadas.

Veja as mudanças anunciadas:

  • Demissão de 140 funcionários.(Será formado uma comissão para analisar quem será demitido).
  • O município não pagará mais horas extras trabalhadas.(Ao invés de hora extra o município dará folga ao servidor que passar do horário a ser trabalhado).
  • O município irá cortar a insalubridade adquirida pelo servidor por força da Lei.
  • O município vai estudar uma forma de congelar salários de servidores durante 02 anos.
  • Nenhum aumento será dado aos servidores públicos municipais de Barra de São Francisco.
  • Diminuição de secretarias.(Algumas secretarias serão agregadas a outras secretarias).